A 5ª etapa da Fórmula Truck em Santa Cruz do Sul (RS) teve os dois de seus três dias de atividades marcados por fortes chuvas e interrupção de treinos livres por falta de visibilidade. Os seis treinos livres de sexta-feira (22) e sábado (23) foram abaixo de muita chuva, já o classificatório com tempo limpo. A largada para as duas corridas que compõem a etapa está prevista para às 13h de domingo (24).
Pedro Muffato fez o melhor tempo entre as sessões de treinos livres de sexta-feira, com tempo de 2min00s231 durante a segunda entrada dos caminhões na pista. Durante o sexto treino livre, Muffato entrou na área de boxes para trocar pneus e a equipe identificou um vazamento de óleo vindo do câmbio.
A equipe optou por não participar do treino classificatório pela falta de tempo para a troca do câmbio e Pedro largaria em último. Porém, nos últimos minutos do treino o caminhão Scania ficou pronto e Muffato decidiu entrar no treino e fez o quarto melhor tempo na categoria GT Truck (eletrônicos). Ao voltar à pista para o Top Qualy, o piloto paranaense ficou com a sétima posição e fará uma corrida de recuperação, visando manter sua liderança no campeonato.
No domingo (24) a largada para a 6ª Etapa da Temporada 2023 está prevista para às 13h, no horário de Brasília e será transmitida pela RedeTV! e no canal do Youtube da categoria. Pedro Muffato, que corre com caminhão Scania, tem apoio das marcas Muffatão, Açucareira Energy, Doce Sucar, LDP Peças, Coopavel e Disnorte.