O fim de semana em que foram disputadas as corridas válidas pela 6ª etapa da Fórmula Truck foi agitado para a equipe Muffatão/Energy. Chuva, sol, quebra do câmbio no momento de sair para o treino classificatório, sem tempo hábil de troca, o que o deixaria fora da classificação e fatalmente deixaria Pedro Muffato na última posição de largada, colocando em risco a liderança do campeonato, que mantinha desde a primeira etapa.
“Eu já estava conformado, o vazamento detectado quando entrei no box para acertar os últimos detalhes para a classificação era de câmbio quebrado mesmo”. Essa era a perspectiva nada animadora para Pedro no sábado à tarde em Santa Cruz do Sul.
Mas as coisas foram se ajeitando a favor de Pedro Muffato. A equipe fez a troca normal de equipamento e o treino de classificação ficou interrompido por longo tempo, para retirada de caminhões com problemas da pista. Com isso, voltou à pista nos minutos finais e classificou em sétimo.
A corrida foi intensa. Pedro tentou ser mais rápido na última volta, em que usou a grama como parte da pista. No retorno ao traçado, pois a grama “terminou de repente”, Pedro rodou na pista e teve uma inusitada manobra de chegada. “Recebi a bandeirada de fim de prova de ré, na contramão”, conta o piloto.
Pedro Muffato alertou que vai levar à direção do campeonato manobras perigosas por parte de alguns pilotos que colocam em perigo as disputas, com agressividade, como fechadas, por exemplo, aumentando risco de acidentes. “Alguns fazem por inexperiência. Mas tem que ser advertidos do perigo. Se não forem alertados, a tendência é que continuem com manobras perigosas. No caso dos mais experientes, vejo como proposital”, alerta. “Vou falar pessoalmente com o presidente da categoria Gilberto Hidalgo, que foi piloto”, finalizou Muffato. que com o terceiro e segundo lugares nas corridas de domingo (24) aumentou a liderança do campeonato.
A 7ª etapa da Fórmula Truck será no dia 15 de outubro em Guaporé (RS). Pedro Muffato, que corre com caminhão Scania, tem apoio das marcas Muffatão, Açucareira Energy, Doce Sucar, LDP Peças, Coopavel e Disnorte.