Capa

Muffatão Racing

Pedro Muffato vai puxar a largada da Fórmula Truck em Cascavel

Mais perto do título da Fórmula Truck, piloto da equipe Muffatão fala em "corrida conservadora" apesar do domínio nos treinos

09.12.2023  |  687 visualizações

Muitos falavam que iria chover, mas foi o sol quem viu de perto o treino classificatório que definiu o grid de largada da nona e última etapa da Fórmula Truck no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel.

Quem puxa o pelotão de largada será Pedro Muffato, seguido de Taio Agostini e João Santa Helena. O piloto da equipe Muffatão/Energy cravou o tempo de 1m23s007, contra 1m23s097 do segundo colocado.

Este domingo (10) marca a possibilidade de Pedro Muffato levantar o título da temporada diante da sua torcida. O veterano piloto de 83 anos soma 241 pontos, diante de 205 pontos acumulados por Taio Agostini, que apesar de estar 36 pontos atrás, não deve facilitar a vida do experiente piloto cascavelense.

Mesmo que precise de apenas um décimo lugar, Muffato não quer saber de cantar vitória antes da hora. “Veja o Palmeiras, mesmo com o título praticamente garantido, só comemorou depois do apito final. Só vamos comemorar depois da bandeirada”, comparou.

Na pista

Muffato dominou praticamente todos os treinos livres da sexta e do sábado. Nos treinos oficiais, fechou o primeiro turno do classificatório também em primeiro, com o tempo de 1m22s946, seguido de Agostini com 1m24s157 e Zetti, que fechou os três primeiros colocados com 1m24s557. Óleo na pista acabou atrapalhando a primeira sessão, reduzindo o tempo na busca pela ponta.

Já no top qualifying, o treino que levou os oito mais rápidos para disputarem a pole position, o clima esquentou de verdade e o melhor tempo foi disputado volta a volta. Ramires Fontenella e Zetti acabaram apresentando problemas e não foram para a pista.

Os que foram, apertaram fundo o acelerador. Quando Agostini cruzou a marca e cravou seu tempo, parecia que a pole estava definida. Nisso o caminhão de número 20 apontou na reta oposta levantando poeira, contornou “quase que de lado” a curva oito, para rasgar a reta da vitória e cravar a melhor marca, apenas 9 centésimos à frente do segundo colocado. “Foi ‘meio pelo de grilo’ essa diferença”, brincou Pedrinho Muffato, estrategista do time.

Estratégias para a corrida 

Calmo como sempre, Pedro Muffato desceu do caminhão muito aplaudido pela sua torcida, que lotou o box do veterano. “Comemoração só amanhã (domingo), depois da bandeirada”, explicou, pedindo cautela. “A pista está muito boa, o equipamento está muito bom, a torcida deve comparecer, então será uma grande corrida”, finalizou Pedro Muffato.

A largada para a última etapa da temporada 2023 neste domingo, 10 de dezembro, será transmitida pela RedeTV! e no canal do Youtube da categoria. Pedro Muffato, que corre com caminhão Scania, tem apoio das marcas Muffatão, Açucareira Energy, Doce Sucar, LDP Peças, Coopavel e Disnorte.

Os 8 primeiros no grid deste domingo

  1. Pedro Muffato 1m23s007
  2. Taio Agostini 1m23s097
  3. João Santa Helena 1m25s165
  4. Alvaro Bendo 1m25s418
  5. Marcio Rampon 1m25s459
  6. Jorginho Feio 1m26s681
  7. Ramires Fontanella sem tempo
  8. Zetti sem tempo
  • Pedro Muffato larga na frente para a final da Fórmula Truck
    (Velocidade Cascavel/Grelak Comunicação)

  • Pedro Muffato larga na frente para a final da Fórmula Truck
    (Velocidade Cascavel/Grelak Comunicação)

  • Pedro Muffato larga na frente para a final da Fórmula Truck
    (Velocidade Cascavel/Grelak Comunicação)

Leia também...

10.12.2023

Pedro Muffato confirma o campeonato da Fórmula Truck em Cascavel

Piloto da equipe Muffatão vence as duas corridas e ergue a taça diante da sua torcida

08.12.2023

Pedro Muffato vai à pista para "amaciar a máquina"

Para o experiente piloto, "muita calma nessa hora" deve ser a estratégia para o fim de semana com chance de título

07.12.2023

Para Pedro Muffato, "trabalho da equipe é fundamental"

Às vésperas da última etapa da Fórmula Truck em Cascavel, piloto diz "confiar no time que fica no box"

06.12.2023

Pedro Muffato e a "construção" de uma conquista

Caminhada para o título começou antes da primeira etapa, mas piloto prefere "cautela" e "somar pontos"

Entre em contato