O veterano piloto Pedro Muffato (84) e a equipe não dormem nos louros das atuais conquistas, como o título de campeão brasileiro e a liderança desta temporada. A Muffatão/Energy trabalha para manter a evolução com o caminhão novo, também construído pela equipe. O modelo vencedor com o qual Muffato foi campeão do ano passado foi vendido, e o novo estreou em Rivera, Uruguai, na abertura da Fórmula Truck 2024. “O caminhão é novo, é até normal um ou outro problema. Os treinos e a corrida no Uruguai, em Rivera, primeira do ano, já mostram que é rápido; agora, buscamos confiabilidade”, pondera o campeão Pedro Muffato.
A nova eletrônica é mais uma novidade que pode estrear em Guaporé no caminhão de numeral 20. O módulo de gerenciamento e otimização de potência, que passa a ser desenvolvido pela própria equipe, depende dos testes nos primeiros treinos livres. “Depende do comportamento nos treinos, estágio de evolução, enfim, de como as coisas forem acontecendo”, resume o preparador Ejair Soares, o Dico.
A etapa de Guaporé do ano passado resultou num segundo lugar em uma das duas corridas, que poderia ter sido uma vitória se não fosse a punição por excesso de velocidade no radar, ponto de alta velocidade onde os caminhões têm que passar em, no máximo, 160 km/h; do contrário, são punidos com acréscimo de 20 segundos ao tempo da prova. “A expectativa é boa no geral”, concordam piloto e chefe de equipe.
Pedro Muffato, que compete com o caminhão Scania da equipe Muffatão/Energy, conta com o apoio das marcas Muffatão, Açucareira Energy, Doce Sucar, LDP Peças, Brizzi e Disnorte.