Nos dias 2 e 3 de agosto, o MOTO1000GP retorna ao Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), para a quarta etapa da temporada 2025. A pista mineira já recebeu o campeonato quatro vezes desde 2023 e, por suas características técnicas, tem contribuído para elevar o nível das disputas.
Com 4.420 metros de extensão, Curvelo é atualmente o traçado mais longo do calendário. São sete curvas para a direita, 11 para a esquerda, desnível de 31 metros e uma reta de 840 metros. O traçado de média velocidade exige concentração, preparo físico e uma pilotagem precisa. Na categoria GP 1000, a mais rápida do campeonato, o tempo da volta mais rápido no circuito é de 1min54s376, feita por Theo Manna da Ipiranga Lubrificantes Bioleve Racing.
A familiaridade dos pilotos com a pista tende a deixar as corridas ainda mais equilibradas. Por ser um circuito técnico e desafiador, a experiência acumulada em edições anteriores pode reduzir a margem de erro, ampliar a confiança e aumentar o número de pilotos com chances reais de vitória em cada categoria.
Para Marcus Vinícius Oliveira, o Tucano, organizador e diretor de prova do MOTO1000GP, o Circuito dos Cristais exige bastante dos competidores. “Com tantas curvas, desníveis, uma longa reta e vários pontos de ultrapassagem, torna-se um circuito muito técnico e seletivo, exigindo muito do preparo físico do piloto. A pista conta com amplas áreas de escape e caixas de brita, tornando-a uma das pistas mais seguras do país”, explica.
A etapa de Curvelo marca a metade do calendário e pode influenciar diretamente os rumos da temporada. As disputas devem ser intensas em todas as categorias, com pilotos e equipes em fase mais madura de desenvolvimento técnico. “Chegamos à quarta etapa do MOTO1000GP, pela segunda vez em Curvelo nesta temporada. O equilíbrio e a disputa ferrenha devem marcar as corridas. Em todas as categorias teremos vários pilotos candidatos a vencer, o que proporcionará excelentes pegas e muita emoção”, completa Tucano.
O fim de semana do MOTO1000GP no Circuito dos Cristais receberá oito categorias e mais de 50 sessões entre treinos livres, classificatórios e corridas. Estão previstas provas das oito categorias do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade: GP1000, Daytona 660 Cup, GP600, Motul 300V Cup, Yamaha R15 BLU CRU LA, Yamalube R3 BLU CRU LA Cup e Talent e Mottu Endurance.
CREDENCIAIS: 4ª etapa MOTO1000GP – 2 e 3 de agosto – Curvelo (MG)
Os ingressos para a etapa do MOTO1000GP em Curvelo já estão disponíveis no Sympla, com opções para diferentes experiências a partir de R$30,00. Também estão disponíveis combos família com descontos especiais.
Club GP VIP: acesso exclusivo a uma área privilegiada acima dos boxes, com coquetel e bebidas disponíveis no domingo em horário estabelecido. A compra antecipada dá direito ao boné oficial do MOTO1000GP.
Club GP Paddock: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas. A compra antecipada dá direito ao boné oficial do MOTO1000GP.
Paddock Promo: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas.
Paddock Promo meia-entrada: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas.
O evento oferece estacionamento gratuito (sem seguro) para carros e motos em todas as categorias de ingresso. Para mais informações e aquisição de ingressos, acesse www.m1gp.com.br.
O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.
Conhecimento do traçado técnico deve ampliar chances entre os competidores
(Divulgação)
Theo Manna é o dono da volta mais rápida no Circuito dos Cristais
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Quarta etapa em Curvelo deve reunir um grid equilibrado
(Divulgação)
A reta do Circuito dos Cristais tem 840 metros
(Divulgação)