O MOTO1000GP tem consolidado sua posição como principal campeonato de motovelocidade do país com disputas cada vez mais equilibradas, crescimento técnico das equipes e estratégias mais amplas de atuação. O investimento nas pistas segue como prioridade, mas ações de marketing, relacionamento com o público e ativações com patrocinadores também têm ganhado espaço nas estruturas das equipes, que veem no engajamento com o público uma forma de ampliar resultados e dar visibilidade ao esporte.
A BG Race Team, comandada por Gabriel Garcia Maia, é um dos exemplos dessa combinação entre performance e construção de marca. Mauro Passarino, que representa a equipe na GP1000, assumiu a liderança da categoria após vencer as duas corridas da etapa de São Paulo. Na Motul 300V Cup, a jovem Helena Oregana fez história ao se tornar a primeira mulher a conquistar uma pole position no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. Na corrida, ela disputou a vitória até os metros finais, com cinco pilotos cruzando a linha de chegada separados por apenas 0s222. Outro destaque da equipe é Leo Henry, que tem conquistado destaque na Daytona 660 Cup, com dois pódios em três provas disputadas. A equipe tem sete pilotos em quatro diferentes categorias.
“Hoje um chefe de equipe precisa ir além da mecânica, do acerto da moto ou da escolha de pneus. A gente trabalha muito antes, durante e depois das etapas, dentro e fora das pistas. É preciso pensar em marketing também. Olha o que a Liberty Media fez com a F1 e o MotoGP. Atrair público facilita o caminho para patrocínio, e estamos trabalhando para isso”, afirma Gabriel Garcia Maia.
A equipe Castrol, comandada por Marcelo Miarelli, também tem mostrado desempenho e regularidade. Na GP1000, seus pilotos subiram ao pódio em três das seis corridas disputadas até o momento, somando provas sprint e corridas principais. Para o crescimento esportivo, a equipe aproveitou o subsídio oferecido pela BMW Motorrad aos pilotos do MOTO1000GP e adquiriu três motos para a temporada. Fora das pistas, aposta fortemente em ações voltadas à experiência do cliente.
“Estamos investindo em mídia, retorno de imagem, atendimento ao cliente e criando experiências que vão além do adesivo na moto. Queremos que o cliente da Castrol viva algo inesquecível. Estar dentro do box, ver a moto de perto, acompanhar os bastidores com a equipe. Criamos uma área exclusiva para eles se sentirem parte disso tudo”, explica Miarelli.
Na etapa de São Paulo, a equipe distribuiu bonés ao público durante a visitação de boxes e montou kits personalizados com camisetas e brindes para os convidados. A ativação foi pensada para reforçar o vínculo da marca com o ambiente de competição. “Acreditamos que trazer mais gente para o evento valoriza o campeonato, as equipes, as marcas. Todos crescem quando há esse trabalho conjunto”, completa.
A quarta etapa da temporada 2025 da competição será nos dias 2 e 3 de agosto no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG). O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.
Público do MOTO1000GP durante ativações de equipes na etapa de Interlagos
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Equipe BG Race Team durante formação de grid no MOTO1000GP
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Mauro Passarino, líder da GP1000, e Gabriel Garcia Maia da BG Race Team
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
A equipe Castrol tem realizado ações voltadas à experiência do cliente
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
A equipe Castrol adquiriu motocicletas BMW pelo subsídio da marca para a GP1000
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)