A Motul 300V Cup chega à quarta etapa da temporada 2025 com um desafio técnico de peso no Circuito dos Cristais, em Curvelo, Minas Gerais. Considerado o traçado mais longo e exigente do calendário, a pista exige atenção especial ao acerto da moto, preparo físico e leitura precisa das curvas. As provas do MOTO1000GP na cidade mineira acontecem no primeiro fim de semana de agosto, nos dias 2 e 3, com oito categorias e expectativa de receber mais de 150 pilotos.
Curvelo traz boas lembranças para Cauã Rodrigues (DRT Racing Team), atual piloto da Daytona 660 Cup e campeão da Motul 300V Cup em 2024 com a R3, modelo padronizado da categoria. No ano passado, ele venceu as duas etapas realizadas no circuito e conhece bem a pista. “Pilotar a R3 nessa pista é sempre uma experiência especial pra mim. Conheço cada curva, cada ponto de frenagem, e isso me dá confiança pra explorar o limite. As vitórias de 2024 foram resultado de muito foco e preparação detalhada. A moto responde muito bem quando está ajustada no ponto certo, então acredito que o mais importante na preparação pra essa prova é acertar a ciclística, com suspensão bem regulada, pressão dos pneus correta e um acerto de coroa que entregue torque nas saídas de curva. É uma pista que exige agilidade e constância.”
Enquanto Cauã se consolida em uma nova categoria, seguindo o projeto de formação de pilotos do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, a etapa em Curvelo marca a estreia de Nayara Fontegno (Rainhas Sugai Racing). A piloto da categoria Master se apaixonou pela motovelocidade ao acompanhar a filha, Fany, nas pistas. Agora, as duas são companheiras de equipe e dividem o grid. “Estou assistindo muitos vídeos, onboard, conversando bastante com pilotos e com telemetrista. A expectativa é boa, mas sei que vai ser puxado. Estou tentando controlar o psicológico e também trabalhar o físico, o que é fundamental para aguentar todas as voltas na pista”, conta a estreante no circuito.
Nayara passa a integrar o time feminino da Motul 300V Cup ao lado de Fany Fontegno e de Helena Oregana (BG Race Team), que fez história na terceira etapa ao conquistar a primeira pole feminina no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. “Me inspiro muito nelas. A Helena me puxou em um treino que fizemos recentemente e a Fany é minha parceira de pista há algum tempo. Entrar para esse grupo é uma forma de mostrar que a gente tem força, independentemente de sexo ou idade.”
Após sua performance em Interlagos, Helena também chega embalada para o desafio técnico de Curvelo. “Ter feito a pole em Interlagos, que é a pista mais difícil pra mim, e me manter na liderança por seis voltas me deixou ainda mais confiante para as próximas etapas. Mostrou que consigo andar no primeiro pelotão e competir de igual pra igual com pilotos mais experientes.”
O MOTO1000GP retorna à Curvelo para sua segunda prova no circuito em 2025. Inicialmente programada para Goiânia (GO), o evento foi transferido para Minas Gerais em virtude das obras da pista goiana para receber o MotoGP em março de 2026. O fim de semana que marca a metade da temporada do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade receberá oito categorias e mais de 50 sessões entre treinos livres, classificatórios e corridas. Estão previstas provas das oito categorias do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade: GP1000, Daytona 660 Cup, GP600, Motul 300V Cup, Yamaha R15 BLU CRU LA, Yamalube R3 BLU CRU LA Cup e Talent e Mottu Endurance.
CREDENCIAIS: 4ª etapa MOTO1000GP – 2 e 3 de agosto – Curvelo (MG)
Os ingressos para a etapa do MOTO1000GP em Curvelo já estão disponíveis no Sympla, com opções para diferentes experiências a partir de R$30,00. Também estão disponíveis combos família com descontos especiais.
Club GP VIP: acesso exclusivo a uma área privilegiada acima dos boxes, com coquetel e bebidas disponíveis no domingo em horário estabelecido. A compra antecipada dá direito ao boné oficial do MOTO1000GP.
Club GP Paddock: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas. A compra antecipada dá direito ao boné oficial do MOTO1000GP.
Paddock Promo: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas.
Paddock Promo meia-entrada: espaço com visão privilegiada para acompanhar a competição de perto, sem coquetel e sem bebidas.
O evento oferece estacionamento gratuito (sem seguro) para carros e motos em todas as categorias de ingresso. Para mais informações e aquisição de ingressos, acesse www.m1gp.com.br.
O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.
Pilotos da Motul 300V Cup encaram pista mais técnica do MOTO1000GP
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Campeão da Motul 300V Cup em 2024, Cauã Rodrigues corre na Daytona 660 Cup
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Nayara Fontegno fará sua entreia em Curvelo na quarta etapa
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Helega Oregana está animada após pole e liderança em Interlagos
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)