A rodada dupla do MOTO1000GP em Cascavel (PR), que reuniu 18 mil pessoas no Autódromo Internacional Zilmar Beux no fim de semana dos dias 30 e 31 de agosto, marcou a primeira participação da Honda Racing Brasil, equipe oficial da montadora japonesa, no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.
Com Eric Granado e João Carneiro na GP1000, a equipe adicionou ainda mais competitividade à principal categoria do campeonato, que teve grid cheio e disputas equilibradas. No sábado (30), Granado cravou a Superpole e venceu, enquanto Carneiro terminou em sexto. Na corrida de domingo (31), a dupla liderava a prova, que foi interrompida e finalizada sob bandeira vermelha visando a segurança dos pilotos.
Representantes da Honda Brasil e da Honda Racing Corporation (HRC) acompanharam de perto a programação do MOTO1000GP, reforçando a relevância do momento vivido pela motovelocidade no Brasil, que terá em março de 2026 o GP Brasil de MotoGP em Goiânia (GO).
Hikaru Tsukamoto, responsável por Pesquisa & Desenvolvimento, manufatura e compras da Honda Motorcycle, além das atividades de competição da HRC; Taichi Honda, responsável pelas operações de corrida da HRC, envolvendo MotoGP, World Superbike, Motocross e Trial; Renato Carreira Cruz, Gerente de Marketing e Relações Públicas da Honda Brasil; e Fernando Orsi, Supervisor de Competições da Honda Brasil, foram recepcionados pela direção do MOTO1000GP.
Hikaru Tsukamoto destacou a importância do Brasil para a marca. "É um mercado muito importante para nós, com uma grande base de clientes, não apenas nas corridas, mas também comercialmente. As competições estão diretamente ligadas ao nosso negócio e, por isso, a nossa presença aqui tem tanto valor. Trabalhamos em nível global, em categorias como MotoGP e Moto3, e acreditamos que no futuro um piloto brasileiro possa chegar à categoria. As corridas no Brasil, alinhadas às atividades globais, são fundamentais para esse desenvolvimento, e queremos ampliar e fortalecer essa relação.”
"Minha primeira visita ao Brasil foi há quase 20 anos. Naquela época, o nível técnico era baixo. Hoje, vejo uma grande evolução e acompanho esse desenvolvimento há muitos anos, percebendo que o nível continua crescendo. Isso significa que os rookies já chegam com bom potencial em cada categoria, e talvez possamos ver pilotos com grande capacidade se destacando no futuro", acrescentou Taichi Honda.
Donato Khouri, organizador e diretor de eventos do MOTO1000GP, comentou sobre a visita. "Para nós, é uma grande satisfação receber a diretoria da HRC aqui no MOTO1000GP, assim como a equipe Honda Racing Brasil, que nesta etapa abrilhantou ainda mais o espetáculo na categoria GP1000. Receber mais uma forte equipe no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade mostra que o trabalho vem sendo feito de forma séria e que estamos seguindo na direção correta. Esperamos vê-los novamente em nosso grid."
O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.
Representantes da HRC na estreia da equipe Honda Racing Brasil no MOTO1000GP
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Honda Racing Corporation foi recepcionada pela direção do MOTO1000GP e CBM
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Eric Granado (15) e João Carneiro (14) na rodada dupla do MOTO1000G em Cascavel
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Taishi Honda, Donato Khouri e Hikaru Tsukamoto nos bastidores do MOTO1000GP
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Membros da Honda Racing Corporation acompanharam atividades do MOTO1000GP
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Largada da GP1000 com Granado (15) e Carneiro (14)
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)