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MOTO1000GP

Etapa da GP1000 em Cascavel acaba sob bandeira vermelha por medidas de segurança no MOTO1000GP

Óleo na pista encurtou as disputas da quinta etapa no final de semana de velocidade no Autódromo Zilmar Beux

31.08.2025  |  217 visualizações

O fim de semana do MOTO1000GP em Cascavel foi quase perfeito: o público lotou todas as áreas do circuito, batendo mais uma vez recorde. As corridas da Motul 300V Cup, Daytona 660 Cup e GP600 tiveram emoção do início ao fim. Na última corrida do dia, a GP1000, não entregou o grand finale que todos esperavam. Não é o que o fã de velocidade gostaria de ver, mas toda corrida que envolve esporte a motor está sujeita à famigerada bandeira vermelha.

Na prova válida pela quinta etapa da principal categoria do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel, ela apareceu. Desta vez, devido ao óleo na pista que causou algumas quedas sem gravidade, a corrida foi encerrada em sua décima volta para preservar a integridade física de todos os pilotos.

De acordo com o regulamento desportivo do campeonato, disponível no site oficial, qualquer paralisação ocasionada por bandeira vermelha antes de 60% da conclusão da prova implica em um novo procedimento de largada para complemento da corrida. O incidente ocorreu na décima das 19 voltas previstas e, mesmo com o processo de limpeza do circuito, não foi possível dar continuidade à disputa.

Após a análise das condições do asfalto, o júri do MOTO1000GP, composto pela direção de provas, dirigentes e membros da Confederação Brasileira de Motovelocidade, definiu que a corrida foi realizada, mas os pontos da quinta etapa serão invalidados para a classificação das categorias GP1000, 1000 Light e 1000 Evo.

“Após avaliação da situação da pista, concluí que não havia condições de realizar uma nova largada mesmo após a equipe do MOTO1000GP realizar o tratamento e a limpeza do local. Expus minha decisão ao júri, que referendou. Entendemos que a pontuação é importante para o campeonato, mas a segurança dos pilotos vem sempre em primeiro lugar”, declarou Marcus Tucano, diretor de provas do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade.

Na pista

Eric Granado puxou o grid, ladeado por João Carneiro e Theo Manna. Em uma largada mais “conservadora”, a maioria dos pilotos mostrou a estratégia: estabelecer posição e imprimir o ritmo ao longo das disputas.

Até a metade da prova, a grande atração era a disputa pessoal entre Ramiro Gandola e Mauro Passarino, que estavam em sexto e sétimo lugar, respectivamente. Os dois pilotos argentinos estão na ponta da tabela de classificação e pareciam ter um objetivo em comum bem claro: somar pontos e não prejudicar o andamento da busca pelo título de campeão brasileiro.

Com Eric Granado na ponta, Felipe Macan e Theo Manna intensificaram a disputa pelo segundo posto, enquanto Gustavo Manso acompanhava de perto essa briga. Na volta de número 10, bandeira vermelha: depois do estouro de um motor, a pista ficou escorregadia em decorrência de óleo na pista na saída da curva “bacião”, causando a queda - sem gravidade - de alguns pilotos. Prontamente, por medidas de segurança, a direção de prova agiu para evitar qualquer acidente. Com as motos de volta aos boxes, os pilotos puderam repensar a estratégia para a última parte da quinta etapa.

Após um bom tempo tentando recuperar as condições seguras de pista, com o uso de agentes absorventes para o óleo esparramado no trajeto, as ações foram canceladas, uma vez que o forte vento atrapalhou os trabalhos. Assim, sob bandeira vermelha, a quinta etapa foi finalizada.

A sexta etapa do MOTO1000GP será em 5 de outubro, no Autódromo Internacional de Santa Cruz do Sul. A cidade gaúcha receberá o MOTO1000GP novamente após 10 anos. O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil. A etapa em Cascavel teve transmissão em TV aberta no Paraná pela Catve e TVCI.

  • Largada da GP1000. A prova foi finalizada sob bandeira vermelha
    (MOTO1000GP/Grelak Comunicação)

  • Público cascavelense lotou o autódromo Zilmar Beux
    (MOTO1000GP/Grelak Comunicação)

  • Foram quatro provas neste domingo (31) no Oeste Paranaense
    (MOTO1000GP/Grelak Comunicação)

  • Moto Passeio no Autódromo Zilmar Beux
    (MOTO1000GP/Grelak Comunicação)

  • Público no Paddock do MOTO1000GP neste domingo
    (MOTO1000GP/Grelak Comunicação)

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