Após 10 anos, o MOTO1000GP retorna a Santa Cruz do Sul para a sexta etapa da temporada 2025, em 5 de outubro. Será a primeira vez que a cidade recebe a competição desde a sua retomada em 2023. A última passagem do evento pelo município gaúcho ocorreu em outubro de 2015.
“O retorno do MOTO1000GP para a região é muito importante. Santa Cruz do Sul respira esporte a motor e tem público apaixonado que acompanha todas as etapas do campeonato. Todas as edições realizadas na cidade na primeira fase sempre foram um sucesso. A segurança e a receptividade da cidade são essenciais para a realização de um grande evento”, avaliou Gilson Scudeler, CEO do MOTO1000GP.
Localizada na região central do Rio Grande do Sul, a cidade inaugurou o autódromo em 2005. O traçado tem 3.531 metros, incluindo uma longa reta e 14 curvas que combinam trechos em subida e descida, e é reconhecido pela exigência técnica e pelos desafios constantes aos pilotos. No ano em que completou 20 anos, o complexo passou por obras de revitalização.
“O autódromo é considerado pela organização e pela CBM o mais seguro da região, sendo o único com infraestrutura adequada para uma prova do MOTO1000GP. O traçado é seletivo e divertido para os pilotos. Como piloto, posso confirmar que é desafiador e prazeroso de pilotar. Com a recente reforma, temos certeza de que o evento contará com toda a infraestrutura necessária e que o MOTO1000GP poderá integrar o calendário da cidade por muitos anos”, acrescentou Gilson.
De acordo com a Prefeitura Municipal, o Autódromo Internacional recebeu recapeamento total da pista e do pit lane, em uma área de mais de 44 mil metros quadrados, incluindo fresagem com nivelamento eletrônico, limpeza com jato de ar comprimido e aplicação de nova camada de asfalto de alta performance. A revitalização do espaço também incluiu a reforma dos banheiros e a pintura geral das estruturas. A pintura da sinalização da pista está em execução e deve ser concluída nos próximos dias.
“É com grande alegria que recebemos novamente o MOTO1000GP em Santa Cruz do Sul, um evento que, além de movimentar a economia local, reforça o potencial da cidade como destino de eventos esportivos de alta relevância. A retomada desse campeonato representa um importante impulso para o turismo estadual, nacional e internacional, atraindo visitantes, fomentando o comércio e valorizando a cultura esportiva que temos orgulho de promover. Estamos preparados para receber pilotos, equipes e público com toda a estrutura e hospitalidade que Santa Cruz do Sul oferece, garantindo uma experiência memorável para todos os envolvidos”, destacou Jaqueline Marques Souza, Secretária Municipal de Turismo.
A etapa no Rio Grande do Sul do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade reunirá sete categorias: GP1000, Daytona 660 Cup, GP600, Motul 300V Cup, Yamalube R3 BLU CRU LA Talent & Cup e Yamaha R15 BLU CRU LA. O evento deve atrair mais de 130 pilotos do Brasil e de outros países.
O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.
MOTO1000GP retorna a Santa Cruz do Sul após 10 anos
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Santa Cruz do Sul receberá o MOTO1000GP em setembro para a sexta etapa
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Autódromo Internacional recebeu recapeamento total da pista e do pit lane
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)
Área de Paddock do circuito em processo de revitalização
(MOTO1000GP/Grelak Comunicação)