Capa

MOTO1000GP

Histórias e memórias do Moto1000GP no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel

Protagonistas que se transformaram em personagens em Cascavel

11.08.2023  |  777 visualizações

Fundado em 1973, o Autódromo Internacional Zilmar Beux de Cascavel tem histórias e lendas em que pilotos, corpo técnico, e dirigentes atuais do Moto1000GP foram personagens protagonistas e que são lembradas a propósito da quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade que volta a Cascavel (PR) em 26 e 27 de agosto.

Contada pelo diretor de prova Marcus Tucano, a primeira delas também se refere à baixa temperatura na cidade no inverno. “Foi frio de congelar torre de direção de prova”, assim define hoje com bom humor o diretor de prova Marcus Tucano ao lembrar do gelo na Torre de Cronometragem na Direção de Prova numa corrida no inverno.

“A torre era na hoje reta oposta. Muito alta, estrutura de ferro e madeira, porém estreita, em torno de 9m², com aberturas no teto”, explica. “Havia chovido muito na noite anterior e a temperatura havia caído forte pela manhã. Os encaixes onde instalávamos as bandeiras estavam cheios de gelo, não era possível colocar os mastros. Ventava muito e a torre balançou o dia inteiro. Estava muito frio, não tinha café, nem chimarrão que esquentasse”, compara Tucano.

Sete vezes campeão brasileiro deixou pedaço do dedo em Cascavel

Gilson Scudeler deixou um pedaço de si em Cascavel quando se preparava para deixar as pistas em 2008. Ele tinha a política de levar pilotos para os treinos extras na semana anterior à prova. “No treino de sábado eu caí na antiga na curva da vitória, que determinou perda de parte do dedo mindinho da mão esquerda, tentamos a implantação que no final não deu certo”, conta Scudeler. Foi realizada uma sutura e, mesmo ainda em recuperação, ele ganhou as duas corridas que disputou.

“Foram as corridas mais difíceis da minha vida, por conta da dor, da falta da parte do dedo, do sangramento que a ponta do dedo tinha porque ainda não havia cicatrizado. Fui ficando para trás na primeira bateria, mas recuperei e venci, venci também a segunda bateria. É uma grande recordação da Cascavel, mesmo tendo deixado ali parte do meu dedo, é uma recordação muito interessante e inusitada do que poderia acontecer com um piloto de motovelocidade", avalia Gilson.

Erro na troca de marcha na curva da vitória explode motor de Gilson Romani

O hoje diretor adjunto de provas Gilson Romani não teve uma estreia “muito boa” na pista cascavelense, que tem basicamente curvas à esquerda.  Habituado com o câmbio normal, que para passar a marcha tem que colocar o pé por baixo do pedal esquerdo, mas como a moto estava sempre curva para a esquerda, o pé arrastava no chão. Aí, ele sentiu necessidade de inverter o câmbio da moto, por cima do pedal.

Romani vinha bem nos treinos livres, mas no classificatório errou a marcha na saída da antiga Curva da Vitória. “Eu fazia em terceira e ao mudar para a quarta coloquei segunda. O motor explodiu, igual cenas da Fórmula 1 quando quebra o motor, com aquela fumaça branca que fica atrás”, explica ele. Já em sua segunda prova no circuito, Romani tem boas recordações. “Fiz a pole, a melhor volta da corrida e dei volta até no quarto colocado. Eu nunca tinha feito isso. Nessa corrida eu tive um desempenho extraordinário, acho que por gostar demais do circuito e estar me divertindo ali a cada volta”, completa Romani.

  • A quarta etapa do Moto1000GP será nos dias 26 e 27 de agosto em Cascavel (PR)
    (Moto1000GP/Grelak Comunicação)

  • Tucano, organizador e diretor de prova do Moto1000GP
    (Moto1000GP/Grelak Comunicação)

  • Gilson Scudeler, ex-piloto e CEO do Moto1000GP
    (Moto1000GP/Grelak Comunicação)

  • Gilson Romani, diretor adjunto do Moto1000GP
    (Moto1000GP/Grelak Comunicação)

Leia também...

11.09.2025

Cancelamento de etapa pelo Autódromo de Interlagos obriga MOTO1000GP a readequar as duas etapas finais da temporada

Enquanto Goiânia passa por reformas para se tornar pista de padrão internacional, Interlagos cancela etapa para ceder espaço a "evento de interesse público prioritário"

08.09.2025

MOTO1000GP recebe representantes da Honda Racing Corporation na estreia da equipe Honda Racing Brasil na competição

Presença internacional reforça a relevância da motovelocidade brasileira e busca ampliar o desenvolvimento de pilotos brasileiros

02.09.2025

MOTO1000GP reúne 18 mil pessoas no fim de semana de velocidade em Cascavel

Cidade do Oeste Paranaense estabelece novo recorde de público no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

01.09.2025

Disponibilizadas imagens da rodada dupla do MOTO1000GP em Cascavel (PR)

Livres para uso editorial, imagens em alta definição da rodada dupla estão disponíveis para download

Entre em contato