Capa

MOTO1000GP

Cancelamento de etapa pelo Autódromo de Interlagos obriga MOTO1000GP a readequar as duas etapas finais da temporada

Enquanto Goiânia passa por reformas para se tornar pista de padrão internacional, Interlagos cancela etapa para ceder espaço a "evento de interesse público prioritário"

11.09.2025  |  640 visualizações

O MOTO1000GP, principal competição de motovelocidade nacional e formadora de jovens talentos no esporte a motor sobre duas rodas, terá que readequar as duas etapas finais da temporada 2025, previstas para Goiânia (GO) e São Paulo (SP). A competição, que é Campeonato Brasileiro e Latino-Americano de Motovelocidade e tem oito categorias com mais de 180 pilotos inscritos, é homologada pela Confederação Brasileiro de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

A sétima etapa, marcada para o Autódromo de Goiânia nos dias 25 e 26 de outubro, será realizada no Circuito dos Cristais, em Curvelo (MG), devido ao processo de homologação do autódromo, que passa por reforma completa para receber provas internacionais. A Super Final será realizada nos dias 29 e 30 de novembro no Autódromo Internacional Zilmar Beux, em Cascavel (PR), cidade que recebeu a quinta etapa do campeonato com mais de 18 mil pessoas no local.

O cancelamento da Super Final em Interlagos, marcada para os dias 29 e 30 de novembro, foi recebido com surpresa e frustração pela organização do MOTO1000GP, apenas 80 dias antes da realização do evento, gerando prejuízos para o campeonato, pilotos, equipes e patrocinadores. A data havia sido confirmada em dezembro de 2024 pela Prefeitura de São Paulo por meio de chamamento público e publicação em diário oficial.

Com as alterações, as últimas três etapas do MOTO1000GP em 2025 mantêm as datas originais, preservando o compromisso firmado com pilotos, equipes e patrocinadores, mas com readequação dos locais de realização, que ficarão da seguinte forma:

6ª Etapa - 4 e 5 de outubro -  Santa Cruz do Sul (RS)
7ª Etapa - 25 e 26 de outubro - Curvelo (MG) - GP Pirelli
8ª Etapa - 29 e 30 de novembro - Cascavel (PR) - GP Motul

Obras em Goiânia adiam etapa, mas projetam pista com padrão internacional para 2026

Seguindo de perto o avanço das obras das pistas em construção e reforma no Brasil, a organização do MOTO1000GP, em reunião com membros da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e com os gestores do Autódromo de Goiânia, acompanha o cronograma de adequações do circuito. 

Com a intenção de receber também a certificação da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para eventos internacionais, a homologação da nova estrutura está prevista para fevereiro de 2026. Com isso, fica inviável a realização da sétima etapa do MOTO1000GP no circuito, marcada para outubro.

A organização do MOTO1000GP reconhece o avanço das obras e avalia positivamente a perspectiva de contar, em breve, com uma pista plenamente apta para a prática da motovelocidade em alto nível, com infraestrutura e segurança alinhadas aos padrões internacionais.

Autódromo de Interlagos cancela data da Super Final para realização de festival

Apesar de a data da Super Final de 2025 ter sido confirmada pela Prefeitura do Município de São Paulo e pelo Autódromo Municipal José Carlos Pace (Interlagos) em chamamento público realizado no final de 2024, a etapa foi unilateralmente cancelada. O espaço foi destinado a um evento que não integrava o Calendário Oficial do Autódromo.

A competição tinha treinos previstos para 28 de novembro e corridas nos dias 29 e 30. A organização considera a decisão preocupante e grave, pois mais uma vez não foi respeitado um compromisso assumido com o campeonato. Este é o segundo episódio em que o campeonato sofre cancelamento em São Paulo nos últimos 18 meses. 

O MOTO1000GP reconhece o papel de Interlagos como espaço multicultural, mas ressalta que a utilização para outros eventos não deve comprometer competições esportivas já confirmadas. A decisão impacta diretamente o campeonato, pilotos, equipes e patrocinadores que investem no esporte a motor sobre duas rodas no Brasil. A realização da última etapa em São Paulo tem importância estratégica e comercial para toda a cadeia envolvida no evento.

O MOTO1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM). O campeonato conta com o patrocínio da Yamaha, Triumph, Motul, Pirelli, BMW Motorrad, Suhai Seguradora e Ducati, e o apoio da Revista Duas Rodas e da plataforma Motorsport.com. As corridas são transmitidas no canal do YouTube do MOTO1000GP, no BandSports em rede nacional e em sete países pelo canal New Brasil, também do Grupo Bandeirantes de Comunicação, além do Canal RACER Brasil.

  • Autódromo de Interlagos cancela data da Super Final para realização de festival
    (MOTO1000GP/Grelak Comunicação)

  • Curvelo receberá a sétima etapa, prevista para Goiânia (GO)
    (MOTO1000GP/Grelak Comunicação)

  • Cascavel receberá Super Final do MOTO1000GP
    (MOTO1000GP/Grelak Comunicação)

Leia também...

08.09.2025

MOTO1000GP recebe representantes da Honda Racing Corporation na estreia da equipe Honda Racing Brasil na competição

Presença internacional reforça a relevância da motovelocidade brasileira e busca ampliar o desenvolvimento de pilotos brasileiros

02.09.2025

MOTO1000GP reúne 18 mil pessoas no fim de semana de velocidade em Cascavel

Cidade do Oeste Paranaense estabelece novo recorde de público no Campeonato Brasileiro de Motovelocidade

01.09.2025

Disponibilizadas imagens da rodada dupla do MOTO1000GP em Cascavel (PR)

Livres para uso editorial, imagens em alta definição da rodada dupla estão disponíveis para download

31.08.2025

Etapa da GP1000 em Cascavel acaba sob bandeira vermelha por medidas de segurança no MOTO1000GP

Óleo na pista encurtou as disputas da quinta etapa no final de semana de velocidade no Autódromo Zilmar Beux

Entre em contato