Capa

MOTO1000GP

Pilotos do Moto1000GP têm desafio extra no Bacião em Cascavel

Diz-se que a lendária curva separa os homens dos meninos

15.08.2023  |  687 visualizações

O grid do Moto1000GP terá que contar com uma pitada extra de coragem na quarta etapa do campeonato, que ocorrerá entre os dias 25 e 27 de agosto no Autódromo Zilmar Beux de Cascavel. Além da técnica e da habilidade na pista, terão de se superar no contorno na lendária Curva do Bacião, considerada a mais desafiadora do Brasil, apesar de que há quem a julgue mais suave e menos perigosa depois do aumento da área de escape.

O Bacião é uma curva de raio longo de 180 graus e 300 metros de extensão de contorno. Conta com duas oscilações no seu trecho, como se fossem outras tomadas dentro da curva. Localizada no fim da reta dos boxes, em sentido anti-horário e em descida, ela passa a sensação de um mergulho ao desconhecido, sob a presença de muros e árvores.

Para Alexandre “El Toro”, piloto da Procomps Xl Race Team na categoria GP1000 Master, o Bacião é um desafio particular na pista paranaense. “A pista já é muito rápida e desafiadora, mas o Bacião é um desafio em particular. Não conheço um só piloto que não sentiu aquele "frio na espinha" ao encarar o Bacião em uma corrida. Precisa ser bem destemido para continuar acelerando no ponto cego até depois da linha inicial da descida onde tem um pórtico, frear forte numa inclinação negativa e entrar na curva inclinada em alta”, considera ele.

Para Michel Abboud (Norte Minas Racing Team), também da GP1000 Master, fazer bem a curva é essencial para um bom tempo. “O Bacião é muito desafiador, tem que treinar bem na pista para fazer um bom tempo. Quem faz o Bacião bem feito e tem coragem de acelerar até mais dentro da curva faz um tempo bom na pista", comenta Abboud.

Para Alan “Galego” Souza, piloto da GP1000 Open, a sensação de fazer a fazer compensa o medo. “O Bacião assusta, é um autódromo muito desafiador e você sentir que sua moto decola é uma sensação ao mesmo tempo maravilhosa e de medo também. Nas primeiras vezes, as primeiras entradas na curva dão medo. A sensação da curva é maravilhosa, mas deve ser feita muita cautela por ser uma curva super rápida”, considera ele, que corre pela equipe 77 Galego Racing Team

O piloto tem que acreditar e de se cuidar. Aí é que pode estar o segredo. Mas também o perigo. A melhor definição sobre o Bacião é de um supercampeão de motos e de carros. Claudio Girotto diz que “O Bacião separa os meninos dos homens!”. Virou um Cult.

CREDENCIAIS E INGRESSOS

A compra antecipada da credencial Club GP Paddock ganha um boné oficial do Moto 1000 GP e pode ser adquirida pelo site do evento www.m1gp.com.br por R$ 60,00. O acesso permite a circulação e permanência apenas nas áreas indicadas pela organização, através das sinalizações de acesso às dependências do autódromo e estacionamento gratuito para motos. Crianças até 9 anos têm entrada gratuita e devem estar acompanhadas pelos pais. Os ingressos para arquibancada também estão disponíveis, com valores de R$ 20,00 para ingresso inteiro e R$ 10,00 a meia-entrada.

O Moto1000GP, que é o Campeonato Brasileiro de Motovelocidade, segue todos os protocolos de segurança exigidos pela Confederação Nacional do Motociclismo (CBM) e pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM).

  • Curva do Bacião é considerada a mais desafiadora do Brasil
    (Moto1000GP/Grelak Comunicação)

  • Michel Abboud considera que para fazer bem a curva é necessário muito treino
    (Moto1000GP/Grelak Comunicação)

  • Alexandre "El Toro" diz que o Bacião é um desafio particular na pista paranaense
    (Moto1000GP/Grelak Comunicação)

  • Alan Galego, da GP 1000 Open, fiz que a sensação da curva é maravilhosa
    (Moto1000GP/Grelak Comunicação)

Leia também...

25.04.2025

KWT fornece aquecedores de pneus da Daytona 660 Cup no MOTO1000GP

Cobertores térmicos personalizados fazem parte do kit oficial que será entregue aos pilotos da nova categoria em parceria com a Triumph Motorcycles do Brasil

23.04.2025

Daytona 660 Cup confirma pilotos para a temporada 2025 no MOTO1000GP

Categoria inédita em parceria com a Triumph Motorcycles Brasil terá grid com 24 pilotos em duas classes

17.04.2025

Daytona 660 Cup utilizará peças da Bullet Moto Systems no MOTO1000GP

Empresa nacional fornecerá itens de sua linha e desenvolveu peças exclusivas para a categoria

08.04.2025

Sucesso marca a abertura da temporada 2025 do MOTO1000GP em Cascavel

Público expressivo e participação de autoridades reforçam importância do evento para a cidade

Entre em contato